ANEFAC desde 1968-01.png

Associação Nacional de Executivos

bandeiras-05.jpg
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

SOBRE A ANEFAC

ANEFAC - Integrando executivos que fazem a diferença

A Associação que começou como um braço internacional, restrita a poucos profissionais, hoje reúne 2.500 associados - uma trajetória de evolução, marcada por continuidade, persistência e consistência, que formam a base de um futuro promissor.


A ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - vem ao longo de seus 50 anos construindo uma trajetória de evolução, marcada pela contínua busca de aprimoramento e desenvolvimento profissional dos nossos associados e executivos, nas áreas em que atuamos.


Sempre com o intuito de estar à frente das mudanças que impactam as empresas e a sociedade em geral, a ANEFAC mantém em sua diretoria profissionais altamente qualificados. E é através da nossa consolidada estrutura, composta por mais de 30 comitês de estudos e contando com nossa maior riqueza - nossas PESSOAS -, que a ANEFAC entrega ao mercado atualização profissional de qualidade, promovendo reuniões técnicas, treinamentos, seminários, congressos e premiações, agregando não só conhecimento técnico, mas também fomentando o RELACIONAMENTO e o DEBATE de temas relevantes para o desenvolvimento das empresas e do País.


Em linha com nossos valores, buscamos também a capacitação da entidade para certificação na EPC (Educação Profissional Continuada) do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Hoje, todos os nossos eventos, com temas inerentes à contabilidade, valem pontos para o profissional se manter habilitado.


A Pesquisa de Juros® publicada mensalmente pela ANEFAC, é a mais antiga e creditada pesquisa do país, serve como fonte para diversas matérias veiculadas em rede nacional, colocando sempre a entidade nas mídias espontaneamente e reforçando a credibilidade e o forte compromisso que temos com a evolução do setor.


Em virtude da consagrada premiação Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-Serasa Experian, reconhecido no mercado há mais de 22 anos, a ANEFAC é hoje, a principal referência do Brasil no desenvolvimento e estímulo à transparência corporativa.


No hall dos tradicionais eventos organizados pela entidade, também damos especial destaque ao Prêmio ANEFAC Profissional do Ano, premiação que há mais de 34 anos reconhece executivos que contribuíram de forma significativa para o crescimento das empresas e do mercado em que atuam, e o Congresso ANEFAC, que há mais de 21 anos unifica atualização, networking e entretenimento em 4 dias de muito conhecimento e diversão. 


Com sede em São Paulo, a ANEFAC atua nacionalmente por meio de sete regionais consolidadas localizadas em Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro Oeste, Bahia, Pernambuco, Nordeste, Colômbia e Argentina.

Navegue no site e conheça mais sobre cada um dos eventos e premiações da ANEFAC!

MISSÃO

Promover, em âmbito nacional, o desenvolvimento profissional dos executivos das áreas de finanças, administração e contabilidade, por meio do compartilhamento de experiências. Incentivar a pesquisa e a educação continuada e contribuir na construção de relacionamentos.

VISÃO

Ser uma entidade reconhecida pela liderança de pensamento, excelência e prestação de contas, por meio de ações de capacitação profissional.

VALORES

Pioneirismo

Educação

Financeira

Transparência Empresarial e Governamental

Aprimoramento Profissional

Networking

Redução do Custo Brasil

HISTÓRIA

Entre passado, presente e futuro, 50 anos de ANEFAC

A ANEFAC nasceu em 1968 como um braço internacional do IMA (Institute of Management Accountants) no Brasil, originalmente nomeada National Accounting Association (NAA) realizava reuniões em inglês, restritas a poucos profissionais da área de controladoria. Somente mais tarde, veio a atuar nas áreas de finanças, administração e contabilidade, quando consolidou seu novo nome: ANEFAC. “Já éramos procurados por áreas afins, então resolvemos ampliar o foco de atuação integrando administração e finanças, além de nacionalizar o nome para dar à entidade maior abrangência no País”, lembra Clóvis Ailton Madeira, sócio desde 1987 e presidente nas gestões de 1992 a 1994”.


Mais tarde veio a atuar nas áreas de finanças, administração e contabilidade. Ao atingir a maioridade, veio a consolidação de uma mudança natural e gradativa: o novo nome. “Já éramos procurados por áreas afins, então resolvemos ampliar o foco de atuação integrando administração e finanças, além de nacionalizar o nome para dar à entidade maior abrangência no País”, lembra Clóvis Ailton Madeira, sócio desde 1987 e presidente nas gestões de 1992 a 1994”.


No aniversário de 17 anos da entidade foi criado o Prêmio ANEFAC. No início era eleito um profissional que se destacava em algum segmento de atuação, tanto na área empresarial, quanto na acadêmica. Depois, passou-se a homenagear um profissional e um destaque. Nos últimos anos, resolveu-se fazer algo mais direcionado, elegendo três profissionais, sendo um de cada área representada pela entidade (administração, finanças e contabilidade).


Em 1994, ano da implantação do Plano Real, visto por muitos como o grande trunfo de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais. Na esfera estadual, os candidatos a governador de São Paulo se reuniam em um debate promovido pela ANEFAC, que já ocupava papel de destaque no cenário econômico, agora com a sede própria que unificava Rio de Janeiro e São Paulo. O feito foi registrado pela Revista ANEFAC, cuja primeira edição foi veiculada em 1990, servindo, desde então, como porta-voz e disseminadora das principais realizações e conquistas da Associação. “Por meio de patrocínio de uma importante instituição financeira da época, conseguimos viabilizar a ideia, pois um informativo já não era mais suficiente para as nossas atividades”, orgulha-se Roberto Vertamatti, presidente de 1988 a 1990.


Foi também na década de 1990 que aconteceu a primeira edição do Congresso ANEFAC. No dia 02/10/1997, a cidade de Barra Bonita, em São Paulo, recebia um grupo de aproximadamente 500 congressistas. Desde então, o evento se tornou consagrado entre seus participantes, que todo ano aguardam ansiosos pelo próximo destino.


Assim, a ANEFAC seguiu o ritmo do País com uma série de novidades. Na esfera econômica, a principal delas foi a primeira pesquisa sobre juros do Brasil, um projeto encabeçado pelo então diretor Miguel José Ribeiro de Oliveira, em 1995, que se tornaria presidente de 2003 a 2004. Trata-se do primeiro estudo feito no setor após o Plano Real ter eliminado a inflação e o País ter conquistado a estabilidade econômica.


Com o objetivo de reconhecer e homenagear publicamente as companhias que possuem mais clareza na divulgação das suas demonstrações financeiras, o Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC - FIPECAFI - SERASA EXPERIAN - foi criado em 1997. “Foi uma brilhante ideia de Álvaro Ricardino”, destaca Madeira. Com a avaliação técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) - órgão de apoio institucional ao Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e o incentivo da Serasa Experian, a comissão julgadora avalia as práticas de transparência nas informações contábeis publicadas ao mercado por meio das demonstrações financeiras.

Meio século em 10 atos 


1968 – Fundação da NAA (National Accounting Association) Brasil, restrita a um grupo seleto de executivos


1986 – Mudança de nome para ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade),                    integrando novas áreas que já faziam parte do dia a dia da entidade e nacionalizando oficialmente a operação


1986 – Criação do Prêmio ANEFAC, atualmente um dos destaques da Associação, reconhecendo e homenageando quatro                      profissionais


1986 – Início das reuniões técnicas, que hoje, são destaque na operação da entidade

1990 – Realização da primeira edição do Congresso ANEFAC


1990 – Primeiro exemplar da Revista ANEFAC


1994 – Compra da sede, em São Paulo, que possibilitou a unificação com o Rio de Janeiro


1994 – Realização do debate com os principais candidatos ao governo do Estado de São Paulo


1995 – Realização e publicação da primeira pesquisa sobre juros do País – uma ideia de Miguel José Ribeiro de Oliveira


1997 – Criação do Troféu Transparência: Prêmio ANEFAC - FIPECAFI – ideia de Álvaro Ricardino,                          reconhecimento às boas práticas que hoje, funciona como um atestado de qualidade e projeção nacional

ANEFAC

R. 7 de Abril, 125 - Cj 405 - República,

São Paulo - SP, 01043-000

Telefone(11) 2808-3200

E-mail: eventos@anefac.org.br