top of page
  • Anefac A

CVM lança política de finanças sustentáveis




A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou sua Política de Finanças Sustentáveis, onde define diretrizes, governança e previsão de plano de ação para ações sobre o tema. Segundo João Pedro Nascimento, presidente da autarquia temas como controle de mudanças climáticas, preservação ambiental e agenda sustentável são transversais ao mercado de capitais. Para ele, o mundo evoluiu e essas pautas, antes presentes apenas em debates ambientalistas, foram ressignificadas e ampliadas. A Política de Finanças Sustentáveis da CVM é a consolidação de um trabalho que já tem se manifestado em outros normativos da Autarquia, como, por exemplo, na Resolução CVM 59, que traz a ideia da divulgação no Formulário de Referência de informações sobre medidas socioambientais adotadas pelos emissores, e na Resolução CVM 175, que reconhece a possibilidade de os fundos investirem em ativos ambientais como ativos financeiros, além do controle do greenwashing.


Como próximos passos, as iniciativas da CVM no âmbito das finanças sustentáveis serão sistematizadas no Plano de Ação. Daniela Baccas, analista na Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da Autarquia, reforça que o documento norteará o monitoramento e acompanhamento dessa temática, que é dinâmica. O Plano de Ação será elaborado a partir das propostas que serão apresentadas pelas diferentes superintendências da Autarquia, e posteriormente consolidadas pela SOI e submetidas ao Comitê de Governança e Gestão Estratégica (CGE).


"A Política é a sistematização e consolidação do resultado de um trabalho que tem se desenvolvido ao logo dos anos pela CVM, que enxerga as finanças sustentáveis no ambiente do mercado de capitais como uma oportunidade de alavancagem de recursos, mitigação de riscos, além de possibilitar o desenvolvimento do próprio mercado", reforçou a analista.


O documento reconhece, ainda, o tema da sustentabilidade como transversal e reforça a necessidade de integração e cooperação entre todas as unidades organizacionais da autarquia para alcançar resultados.

Fonte: CVM

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page