Em três dias, Congresso Tributário ANEFAC & KPMG reuniu mais de 700 pessoas
Atualizado: 17 de ago. de 2021
Realizado on-line, evento trouxe muito conteúdo sobre a área tributária para auxiliar os profissionais e as empresas sobre as últimas mudanças e oportunidades que estão por vir

Com o objetivo de manter os profissionais da área tributária das empresas sempre atualizados e prontos para as mudanças, trazendo o tema ECF: novos desafios e oportunidades, a ANEFAC, em parceria com a KPMG, realizou nos dias 13, 15 e 20 de julho o Congresso Tributário ANEFAC & KPMG. Três grandes tópicos nortearam o conteúdo: principais novidades e aspectos relevantes para o adequado preenchimento da declaração, oportunidades tributárias e atualizações sobre a Reforma Tributária e, por fim, ESG: conceitos e impactos para a área de TAX.
Mantendo a tradição de excelência na realização de congressos, seminários e os mais variados eventos ao longo dessas últimas cinco décadas, a ANEFAC, sempre atualizada e atenta às nuances que norteiam o mercado, trouxe conteúdo importantíssimo para as empresas e profissionais da área sobre os diversos temas tributários, inclusive aqueles ligados à adequação da tributação aos novos tempos, ECF e à tão propalada e discutida reforma tributária.
“De fato, preparamos um programa detalhado e inédito, que proporcionou a disseminação de conhecimento e o debate sobre as mais recentes novidades legislativas e atuais relativas a variados aspectos da tributação brasileira, bem como a análise detalhada de todos os aspectos relativos à tão aguardada reforma tributária, de forma a propiciar o debate sobre os seus prós e contras e ainda as oportunidades que podem surgir”, explicou Marta Pelucio, presidente nacional da ANEFAC.
Neste momento que vivemos, que as empresas precisam mais do nunca estarem atentas ao cenário tributário, é fundamental compreendermos esta nova realidade e como as áreas tributárias serão afetadas pelas mudanças, pelas novas tecnologias e pelas novas demandas da sociedade como os fatores ESG no Tax. “Voltamos nossos olhos para dentro e procuramos em cada conteúdo trazer uma perspectiva diferente que vai auxiliar os profissionais. Procuramos levar conhecimento de qualidade aos participantes, mas muito mais contribuir para uma nova percepção sobre o mercado e sobre as questões que afetam a área tributária”, apontou Pelucio.
Ao fazer a abertura do evento, Roberto Puoço, diretor executivo de inovação tributária da ANEFAC, apontou que mesmo ainda com um cenário de pandemia, a expectativa é que as coisas comessem a voltar ao normal. “Acreditamos que no próximo ano retornaremos com esse congresso de forma presencial em várias cidades brasileiras”, disse.
Vivemos a era da informação e na área tributária não seria diferente. A quantidade de dados, fornecidos pelas empresas, aos órgãos reguladores são cruzados e analisados individualmente e em conjunto em todas as obrigações acessórias. Aqueles que se mantêm constantemente atualizados, que buscam adquirir conhecimentos, com certeza estão preparados para isso. Estar atualizado significa sobreviver num ambiente altamente competitivo.
O conteúdo do Congresso foi conduzido por Julio Assis, sócio do escritório Ferraz de Camargo e Matsunaga Advogados, e pelos especialistas da KPMG, Fernanda Castro, Camila Avancini, Henrique de Conti, Leandro Fagundes, Thiago Coelho, Daniel Maia, Julio Assis, Maria Isabel Ferreira, Marcus Vinicius, Roberto Puoço, Valter Shimidu, Luis Wolf, e Nelmara Arbex.
A cobertura completa do evento você acompanhará na próxima edição da Revista ANEFAC.