top of page

IFRS, CSDB e VRF convergirão em um padrão de sustentabilidade global até 2022

Atualizado: 16 de fev. de 2022


A Fundação IFRS anunciou na COP26 realizada no início de novembro, em Glasgow, a criação de um novo conselho, o International Sustainability Standards Board (ISSB). O objetivo do grupo será desenvolver um padrão global de divulgação de informação de sustentabilidade de alta qualidade, que convergirá com as iniciativas do Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e da Value Reporting Foundation (VRF).


Essas organizações, além do International Accounting Standards Board (IASB), do Financial Stability Board for Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e do World Economic Forum (Forum), juntamente com o apoio da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), já possuem um “protótipo” de uma norma que deverá ser transformada, após consulta pública à comunidade de investidores, em definitiva até 2022.


O ISSB trabalhará diretamente em cooperação com o IASB, para garantir que haja conectividade e compatibilidade entre as Normas de Contabilidade IFRS e as normas do ISSB - IFRS Sustainability Disclosure Standards. Ambos serão supervisionados por curadores, que por sua vez responderam a um Conselho de Monitoramento. O ISSB e o IASB serão independentes e seus padrões se complementarão.


Por sua vez, a IOSCO, entidade que reúne 95% dos reguladores mundiais - entre os quais a brasileira CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - publicou um documento com recomendações aos gestores de ativos financeiros para evitar a "lavagem verde" na distribuição de produtos financeiros sustentáveis. Esta 'declaração' da IOSCO cobre um vasto leque de tópicos, tais como informações sobre os riscos materiais dos produtos relacionados com a sustentabilidade e o seu impacto na sua rentabilidade ou a terminologia utilizada nesta categoria de ativos, entre outros. #bloganefac #notícias #atualizações #ifrs #issb #iasb #vrf #csdb

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page