TRANSPARÊNCIA GERA VALOR

Com o propósito evidente de reconhecer a prática da Transparência ao mercado, incentivando a divulgação das demonstrações financeiras de forma clara e tempestiva, o Troféu Transparência 2020 - 24° Prêmio ANEFAC . FIPECAFI sobressai como relevante iniciativa, colaborando ainda mais para a retomada da economia. Com o tema, Transparência gera valor, busca mostrar que a transparência não é mais um diferencial, e sim uma exigência do mercado.

A situação atual em que vivemos, ditada pelo distanciamento social e prevalência da comunicação on-line, também nos permitiu ampliar ainda mais nosso propósito, reavaliar todas as nossas ações e procurar novos rumos. Os desafios que cercam as empresas, nas mais diversas regiões do país, são plurais para o enfrentamento da crise econômico-financeira. Mais do que nunca, é importante perceber as características do mercado e buscar gerar valor aos negócios.

Neste cenário, levar a nossa bandeira de transparência e disseminar o nosso propósito a mais pessoas, se tornou ainda mais necessário. Em um ano atípico, mais do que obrigação de informar, é a necessidade de disponibilizar aos stakeholders informações mais transparentes.

O Troféu Transparência busca um ambiente de negócios mais justo e ético. Para se construir um legado, ética e transparência são fundamentais. É cada vez mais importante demonstrar que a empresa opera com integridade. Conhecido como o “Oscar da Contabilidade”, é uma iniciativa da ANEFAC com análise técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

HISTÓRIA

O Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN, foi criado em 1997, com o objetivo de reconhecer e homenagear as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas ao mercado por meio de suas demonstrações financeiras. Álvaro Ricardino foi o idealizador da premiação, que incentiva a transparência corporativa no mercado e conta com a avaliação técnica da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e o incentivo da Serasa Experian.

 

Sendo a única premiação da categoria no Brasil, as ganhadoras são contempladas após análise de mais de duas mil demonstrações financeiras. Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis, no exercício do ano anterior à premiação. A seleção é dividida em duas categorias: companhias com receita líquida acima de R$ 5 bilhões e com receita líquida até R$ 5 bilhões.

Para concorrer ao Prêmio não há inscrição. A regra é seguir as melhores práticas contábeis, num esforço para apresentar o conjunto de informações mais objetivas para o mercado.

ANEFAC

R. 7 de Abril, 125 - Cj 405 - República,

São Paulo - SP, 01043-000

Telefone(11) 2808-3200

E-mail: eventos@anefac.org.br