O BRASIL QUER TRANSPARÊNCIA

Em 2019, a 23ª edição do Troféu Transparência  traz como tema central “O Brasil quer Transparência”. Buscamos sincronizar o Prêmio com o que a sociedade mais deseja. Estamos numa era de transformação, as pessoas não têm mais tolerância com práticas de governança inadequadas.

 

A bandeira do Troféu Transparência é incentivar a transparência nas empresas e em consequência atender os anseios da sociedade. O Prêmio transcende as demonstrações financeiras. 

Ele aumenta o valor das empresas e do trabalho das pessoas.

 

A premiação desempenha um importante papel ao contribuir para o aperfeiçoamento do processo de prestação de contas das empresas em nosso país. É um excelente indicador de quais empresas se comprometem com a transparência em suas demonstrações financeiras.

 

O Troféu Transparência busca um ambiente de negócios mais justo e ético. Para se construir um legado, ética e transparência são fundamentais. É cada vez mais importante demonstrar que a empresa opera com integridade.

 

Uma companhia que está ligada ao Troféu Transparência, em uma época de intenso combate à corrupção, regulamentações nacionais e internacionais mais exigentes e aumento constante da expectativa do mercado por transparência nos negócios, se sobressai as vistas do mercado.

HISTÓRIA

O Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN, foi criado em 1997, com o objetivo de reconhecer e homenagear as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas ao mercado por meio de suas demonstrações financeiras. Álvaro Ricardino foi o idealizador da premiação, que incentiva a transparência corporativa no mercado e conta com a avaliação técnica da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e o incentivo da Serasa Experian.

 

Sendo a única premiação da categoria no Brasil, as ganhadoras são contempladas após análise de mais de duas mil demonstrações financeiras. Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis, no exercício do ano anterior à premiação. A seleção é dividida em duas categorias: companhias com receita líquida acima de R$ 5 bilhões e com receita líquida até R$ 5 bilhões.

Para concorrer ao Prêmio não há inscrição. A regra é seguir as melhores práticas contábeis, num esforço para apresentar o conjunto de informações mais objetivas para o mercado.

ANEFAC

R. 7 de Abril, 125 - Cj 405 - República,

São Paulo - SP, 01043-000

Telefone(11) 2808-3200

E-mail: eventos@anefac.org.br