top of page

Declaração do IR poderá ser entregue até 31 de maio



A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF), que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021.



A alteração foi feita via Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União, e a nova data substitui a anterior que era 29 de abril.


Segundo a Receita, a medida tem como finalidade diminuir os eventuais efeitos da pandemia de Covid-19 que porventura venham a dificultar o preenchimento e depois o envio da declaração. Isso acontece porque na visão da RF "alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados".


A expectativa da Receita é que ao menos 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Até o momento, já foram entregues quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF).


Lembrando que estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.


Cronograma para a restituição dos cinco lotes aos contribuintes está mantido, sendo o primeiro para 31 de maio e o segundo e o terceiro no dia 30 de junho e de julho. O quarto lote está previsto para 31 de agosto; e o quinto, para 30 de setembro.


Se tem dúvidas para fazer a sua declaração acessa esse vídeo da ANEFAC:




Com informações da Agência Brasil

8 visualizações0 comentário
bottom of page