top of page
  • Anefac A

ANEFAC premiará 30 empresas com selo da transparência

Única premiação no Brasil, Troféu Transparência existe há 26 anos. Evento acontecerá dia 25 de outubro em São Paulo no formato híbrido


Com o tema “O futuro é a transparência”, a ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) realizará no dia 25 de outubro, em São Paulo, a cerimônia de premiação do 26º Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC. Sendo único prêmio no Brasil e um dos poucos no mundo, ele é concedido às empresas com as demonstrações financeiras mais transparentes no Brasil.


Entre as empresas ganhadoras de 2022 estão: AES Brasil Energia, Cesp, Cogna Educação, Fleury, Irani, Marcopolo, Qualicorp, Rio Paraná Energia, SLC Agrícola, Totvs, B3, Comgás, CSN Mineração, EDP Energias do Brasil, Engie Brasil Energia, Riachuelo, Klabin, Lojas Renner, Sabesp, Sanepar, Eletrobras, Eletropaulo, Embraer, Magalu, Neoenergia, Petrobras, Raia Drogasil, Suzano, Vale e Vibra Energia. Todas as empresas recebem o troféu, mas na noite de premiação três são eleitas os destaques da noite.


Para concorrer ao prêmio não há inscrição, uma vez que a empresa tenha publicado a demonstração já está concorrendo. Seguindo com o exímio rigor técnico praticado em todos esses anos e com a participação de especialistas renomados e de grande saber, o fluxo de avaliação das demonstrações financeiras ganhadoras do Troféu Transparência ANEFAC, dentro da estrutura organizacional da ANEFAC, começa com a Diretoria Executiva do Prêmio, passa para o Comitê Técnico, depois para o Comitê Acadêmico (análise Fecap) e, por último, para a Comissão Julgadora. Acesse o regulamento: anefac.org/regulamento


Entre os principais pontos avaliados nas demonstrações financeiras, estão a consonância do Relatório de Administração com todas as demais informações, a clareza e inclusão de informações adicionais, as ações de integração com a comunidade, a preocupação com o meio ambiente e ações de sustentabilidade, relacionamento com os seus stakeholders, gerenciamento da sua governança corporativa, políticas e comitês entre outros


Depoimento das ganhadoras


Estamos muito felizes. Esperamos muito sempre pelo prêmio. A equipe toda faz parte dessa conquista”, Luciana Maia, diretora de contabilidade da Neoenergia.


É o segundo ano consecutivo que ganhamos. É o reconhecimento de um trabalho duro, que tem o apoio da alta administração, de que tudo é feito com transparência e da melhor forma de divulgar a informação contábil. É um momento único”, Marcos Lopes, superintendente de contabilidade da Eletrobras.


É um prazer receber esse ano como foi nos outros. A gente sempre busca a transparência da melhor maneira possível. É uma honra poder participar, ainda mais de prêmio tem 25 anos”, Elaine Funo, corporate tax and accounting director da Embraer.


Esse ano receber a notícia ao vivo foi uma grande emoção. Estamos muito felizes. É merecido esse reconhecimento sobre transparência que torna o ambiente corporativo mais seguro e sustentável”, Alexsandro Tavares, gerente sênior da Lojas Renner


“Saber ao vivo foi uma grande experiência. Fazer parte do Oscar da contabilidade é incrível, sensacional. Estamos muito felizes. O time todo está extasiado. A gente teve um desempenho importante no ano passado ao refazer os nossos deveres”, Ana Paula Cerqueira, gerente de contabilidade e impostos diretos da Klabin.


É incrível ganhar mais uma vez o Troféu Transparência. Sempre ficamos na expectativa de receber o e-mail, mas esse ano, pessoalmente foi uma grande emoção. Vemos a importância do prêmio que impacta na empresa toda. É um motivador para todos”, Claudia Fernandes, head de contabilidade do Grupo Guararapes - Riachuelo.


Foi uma emoção diferente esse ano. Receber essa notícia ao vivo. Estar entre as ganhadoras consolida o nosso trabalho realizado com bastante transparência no fechamento das demonstrações financeiras”, Ozires Kloster, gerente contábil da Sanepar.


É uma grande alegria para a Suzano ser reconhecida entre as empresas vencedoras do Troféu Transparência Anefac 2022. Em meio aos novos desafios nos aspectos de divulgações contábeis, em especial temas relacionados aos pilares ESG e seus impactos nas demonstrações financeiras, termos este reconhecimento valoroso e gratificante, reflete o trabalho de um grande time coeso, dedicado e competente. Essa conquista nos incentiva a continuar na vanguarda contábil em temas transformacionais e que tragam, de fato, clareza aos investidores e investidoras e demais interessados.Arvelino Cassaro, gerente executivo de controladoria e contabilidade da Suzano.


Serviço: Cerimônia Troféu Transparência Data: 25 de outubro Horário: 18h Local: São Paulo Informações: anefac.org/trofeu-transparencia

217 visualizações0 comentário
bottom of page